Roraima é 1° no ranking da revista Forbes para pescaria

Roraima é 1° no ranking da revista Forbes para pescaria

Roraima é 1° no ranking da revista Forbes para pescaria

A Revista Forbes, uma das principais publicações mundiais sobre economia, finanças e negócios, conhecida por suas listas de personalidades e empresas, publicou um ranking dos melhores destinos de pesca esportiva do mundo. Na lista dos 10 melhores, a empresa Amazon Água Boa Lodge, localizada no Baixo Rio Branco, Estado de Roraima, se destaca como o melhor destino de pesca esportiva do mundo, ocupando a 1ª posição no ranking “Top 10 Fly-Fishing Lodges de 2010” ficando a frente de concorrentes de peso como Canadá, Bahamas, Rússia, Chile, Nova Zelândia e Estados Unidos.

A lista está na Forbes Magazine Primavera de 2010. Quem deseja detalhes da lista é só acessar o sítio: http://www.forbes.com/forbes-life-magazine/2010/0524/top-ten-fly-fishing-lodges-no-fish-rests-easy.html.

Localizado a 250 km de Boa Vista na margem direita do Rio Água Boa do Univini, um afluente do Rio Branco, no município de Caracaraí, o lodge, como são conhecidos estes alojamentos, recebe turistas, na maioria estrangeiros, em busca de descanso, contato com a natureza e, principalmente, a pesca esportiva. “Os turistas acreditam que as águas cristalinas de Roraima são um destino de classe mundial para a pesca esportiva”, descreve texto no sítio da empresa.

O hotel pertence ao médico Jan Wilt que fundou o lodge a cerca de 20 anos. Atualmente é administrado em conjunto com Carlos Azevedo (gerente do Lodge), Lance Ranger (sócio-proprietário) e Wray Lertora (anfitrião residente).

O apoio da recepção de turistas é feito em Manaus: o representante Ray Santos realiza o traslado para hotel escolhido pelo turista, logo são transferidos para voo charter para o Lodge. Outras informações no sítio do alojamento: www.aguaboaamazonlodge.com . No endereço, há opções de idiomas em inglês e alemão.

GUIAS
Os guias locais são experientes, com conhecimento tanto do Rio Água Boa quanto de seu ambiente circundante. Os condutores locais são provenientes de Boa Vista, Caracaraí e/ou áreas próximas a Santa Maria do Boiaçú.

PESCA COM FLY
O termo Fly Fishing, ou mosca, é a pesca praticada com uma vara longa e uma linha pesada que serve para arremessar a isca quase sem nenhum peso em movimentos de chicote. O Fly Fishing abriga duas outras técnicas: o Fly Casting, que é o arremesso da linha e o Fly Tying que é o processo de atar suas próprias iscas. Normalmente é praticado em lugares paradisíacos, de cenário exuberante. “A pesca com fly é uma das formas mais sustentáveis de pesca esportiva, pois provoca o mínimo de estresse no peixe,” disse Carlos Azevedo, Gerente do Amazon Água Boa Lodge.

A modalidade é feita com um anzol que tem uma isca em forma de besouro, daí o termo “mosca”. Ela não agride o peixe. “É uma modalidade de pesca única no mundo, ela é mais conhecida nos Estados Unidos e Europa. Quando você utiliza outros tipos de iscas o peixe, ao ser devolvido aos rios, já sofreu um estresse, virando alvo fácil de outros peixes”, disse Jan Wilt.

É uma pesca que se pratica como esporte ou hobby, sem que dela dependa a sobrevivência do pescador. Iscas naturais ou iscas artificiais, molinetes ou carretilhas são utilizados no esporte. Em Roraima é grande o potencial desta atividade devido à variedade de peixes e à extensão da rede hidrográfica.

A pesca esportiva é uma evolução ecologicamente correta da pesca amadora. Roraima é onde estão os melhores peixes para esta prática, entre eles se destaca o Tucunaré, espécie de peixe de médio porte que varia de 30 centímetros a 1 metro e chega a pesar entre 3 kg e 10 kg. Está presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil.

O peixe atrai amantes da pesca por causa da briga que ele trava com o pescador. Tem como habitat natural a bacia amazônica. O tucunaré é uma espécie territorial e sedentária, não realiza migrações e não aprecia águas correntes. Em rios pode ser encontrado em remansos. Nas represas prefere viver junto às margens, galhadas, plantas flutuantes e estruturas que sirvam de refúgio.

RANKING FORBES

  1. Água Boa Amazon Lodge, Brazil (www.aguaboaamazonlodge.com)
  2. Alphonse Island Fishing Company, Seychelles Islands (www.frontierstravel.com)
  3. The Atlantic Salmon Reserve, Kola Peninsula, Russia (www.kharlovka.com)
  4. Bristol Bay Lodge, Bristol Bay, Alaska (www.bristolbaylodge.com)
  5. Firehole Ranch, West Yellowstone, Montana (www.fireholeranch.com)
  6. Kamalame Cay, Andros Island, The Bahamas (www.kamalame.com)
  7. Lower Dean River Lodge, British Columbia, Canada (www.lowerdean.com)
  8. Nomads of the Seas, Chile (www.orvis.com/nomadscruise)
  9. Poronui, New Zealand (www.frontierstravel.com)
  10. Wilson’s Sporting Camps, New Brunswick, Canada (www.wilsonscamps.nb.ca)

Fonte: Pesca Pará

About Pescador