Pesca com Bóia Cevadeira

Boia Cevadeira

Boia Cevadeira

A modalidade de pesca com bóia cevadeira é um dos estilos que mais cresce nos últimos anos, por ser muito eficaz nos pesqueiros vem sendo o destaque entre os pescadores.

Ela é praticada na superfície e possibilita fisgar uma enorme variedade de peixes entre eles estão: Tilápias, Pacus, Tambacus, Tambaquis, Carpas entre outros.

Se trata de uma modalidade que exige muito do pescador: paciência, concentração e agilidade. Às vezes o pescador troca sua isca inúmeras vezes até descobrir qual o peixe esta atacando, outra dica é sempre observar o lago, para descobrir onde o peixe esta subindo para comer.

A Bóia

  1. Ela tem um compartimento que é preenchido com ração. A força centrífuga produzida pela rápida rotação faz com que a ração não caia antes de chegar à água;
  2. Na queda, a bóia afunda, pela força do peso do chumbo preso ao fundo, e a ração presa pela tampa é liberada à meia-água;
  3. Os peixes comem esta ceva e acabam chegando ao anzol.

A cor mais utilizada, por apresentar maiores resultados, é a verde-limão fl uorescente. Além disso, os arremessos precisam ser sempre na mesma intensidade desde o início, para que a ração não escape. Para quem está começando, a dica é não fazer lançamentos a grandes distâncias.

No mercado encontramos uma variedade de marcas de bóias cevadeira. Mas o principal é o tamanho do copo onde será colocada a ceva. O tamanho do copo pode influenciar em seu aproveitamento, pois quanto mais ceva o copo carregar mais ação na flor da água teremos.

As Varas

As varas utilizadas são de 2.40m e de 2.70m chegando a 3m e variam de 25lb a 50lb, isso porque encontramos alguns pesqueiros que possuem um lago muito grande exemplo (Córrego das Antas, Tio Oscar, Pantanosso entre outros).

Marcas de varas hoje no mercado e preferidas são; Clarus da Shimano, Kenzaki da Sumax, e a New Pampo da Albatroz.

As Carretilhas

As carretilhas mais indicadas são de perfil baixo, pois possui um ajuste fino, grande velocidade, grande capacidade de linha, grande distancia em arremessos.

Linhas

A linha mais indicada é de monofilamento, pois proporciona um arremesso mais longo e suave, geralmente são usadas entre 0,30mm e 0,40mm da marca de sua preferência.

O Chicote

O chicote é feito sempre de linha monofilamento usa-se geralmente uma espessura de 0,40mm a 0,50mm, isso para a pesca de Redondos as demais espécies como Tilápia, Carpas, entre outras podem ser utilizadas de uma espessura menor. O tamanho pode variar geralmente utilizamos acima de 2 metros.

A Boinha

A boia sinaliza o momento que o peixe atacou sua isca, elas geralmente são usadas com uma cor amarelo limão ou vermelho onde possibilita ser vista a grandes distancias.

Os Anzóis

Basicamente são usados três tipos de anzóis; Chinú, Maruseigo e o anzol de Robalo.

As iscas

As mais famosas e mais utilizadas, são as Miçanga foi à pioneira deste sistema. Com muitas cores, tamanhos e formatos, possibilitam ao pescador uma grande variedade de opções.

About Pescador