2ª Feira de Pesca e Náutica do Distrito Federal e Simpósio de Biodiversidade Brasileira

A expectativa é movimentar cerca de 8 milhões em negócios nos cinco dias de evento e gerar mais de 1,5 mil empregos diretos e indiretos

Feira de Pesca e Náutica do Distrito Federal

Feira de Pesca e Náutica do Distrito Federal

Após o sucesso da 1ª Feira de Pesca e Náutica do Distrito Federal, os brasilienses terão a oportunidade de participar da segunda edição do evento, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, no Pontão do Lago Sul. Um dos destaques da feira é o Simpósio de Biodiversidade Brasileira, com os temas: Lixo Reciclável, a importância da Pesca Esportiva e Amadora na Preservação Ambiental e Segurança Náutica. Entre os convidados do evento, pescadores esportivos como Nelson Nakamura (um dos precursores e adeptos da pesca com iscas artificiais e apresentador do programa Pesca Alternativa), Giovani Papa (especialista em fly fishing e pesca com isca artificial e apresentador do programa X Fishing), Rodriguinho Fly (guia de pesca) e Capitão Gancho (promotor de eventos de pesca esportiva, consultor e guia de pesca). O ambientalista e oceanógrafo, João Paulo Krajewski, também estará presente e participará do Simpósio com a palestra Um Mergulho no Oásis do Oceano.
Não é à toa que Brasília recebe um evento dessa natureza. A cidade possui a maior renda per capita e a 3ª maior frota de embarcações náuticas do país, o que atrai empresários interessados em atender às necessidades dos pescadores da capital do Brasil. Este ano, os organizadores da feira pretendem receber, nos cinco dias de evento, mais de 30 mil visitantes, em uma área de 5 mil m², além de movimentar 8 milhões em negócios (vendas locais e trabalhos futuros). O evento contará com cerca de 80 expositores (entidades de classe, patrocinadores e apoiadores). Serão gerados mais de 400 empregos diretos e 1,1 mil empregos indiretos.

De acordo com o idealizador e diretor da Biotec (realizadora do evento), João dos Santos Horvath Junior, a expectativa é que a feira seja considerada a maior e melhor união dos setores de pesca, náutica, turismo, esporte, cultura e meio ambiente. “Queremos tornar Brasília referência em frota náutica e trazer para a cidade mais uma modalidade de turismo que é a pesca amadora e esportiva. A idéia é que a cidade seja referência em conscientização ambiental e segurança náutica no país”, afirma.

A 2ª Feira de Pesca e Náutica do DF apresenta inúmeras atividades: pesca mirim, torneio de arremesso de iscas artificiais; workshop de motores casco e equipamentos de pesca; espaço cultural; test drive em embarcações; torneio de pesca embarcada; apresentações náuticas; tiro esportivo com armas de pressão; exposição de embarcações, equipamentos de pesca, material esportivo, tecnológicos, ambientais e artesanatos; rodadas de negócios e sorteios de brindes. Além dessas ações, haverá também curso e prova para habilitação de arrais amador. Os interessados devem levar documento de identidade para garantir a inscrição. No próprio local, será feito o atestado médico. A feira ficará responsável pelo pagamento de taxa para a marinha.

O evento traz também, por meio de palestras e demonstrações, o Simpósio de Biodiversidade Brasileira, que tem como objetivo fazer um apelo à sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente e alertar a população sobre os impactos ambientais que o homem causa ao planeta terra. No encontro, além dos temas sobre a importância da pesca esportiva e amadora na preservação ambiental e segurança náutica, será abordado também o assunto da coleta seletiva e reciclagem de lixo.

O Simpósio contará com palestrantes de renome no setor como Lawrence Wahba e João Paulo (apresentadores e ambientalistas do Domingão Aventura), além de Weimar Petengil (apresentador e comentarista esportivo da CBN). O evento tem ainda a participação do Ministério da Pesca e Agricultura, da Secretaria de Meio Ambiente do DF, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), da Fundação de Amparo a Pesquisa – FAP/DF, da Marinha do Brasil e da Delegacia Fluvial do Distrito Federal. As inscrições para o seminário podem ser feitas por meio do site do evento (www.pescaenauticabrasil.com.br) e são gratuitas.

A feira tem entrada franca. Porém, quem quiser participar de sorteios de brindes, deverá fazer um cadastro no local e levar agasalhos ou cobertores que serão distribuídos em creches e orfanatos de Brasília e região. Já os interessados em participar dos torneios de pesca embarcada deverão pagar um taxa de R$ 200,00 por equipe. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento ou nas principais lojas do setor.

Expansão do setor
A pesca esportiva nacional movimenta, anualmente, cerca de um bilhão de reais e é responsável por 200 mil empregos diretos e indiretos no país. O setor mostra a sua força e cresce a taxas constantes de 30% ao ano, segundo levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2010. Devido à extensa bacia hidrográfica, ao tamanho da costa e à imensa diversidade de espécies nativas no Brasil, há ainda um grande potencial de crescimento. A pesca recreativa constitui um relevante segmento do setor turístico. Pesquisas indicam que o turista que pesca gasta, em média, oito vezes mais do que o comum. Segundo a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), mais de seis milhões de brasileiros têm o hábito de pescar.

Serviço
Evento: 2ª Feira de Pesca e Náutica do Distrito Federal e Simpósio de Biodiversidade Brasileira
Data e hora:
27 de junho (4ª feira) – das 10h às 22h.
28 de junho (5ª feira) – das 10h às 22h.
29 de junho (6ª feira) – das 10h às 22h.
30 de junho (sábado) – das 10h às 22h.
01 de julho (domingo) – das 10h às 22h.
Local: Pontão do Lago Sul – Brasília – DF

Mais informações
Fernanda Angelo
Assessora de imprensa
(61) 8109 8182
www.pescaenauticabrasil.com.br

About Pescador